Segurança

Atualize seu antivírus
Muita gente pensa que basta instalar um antivírus para o seu computador estar protegido, mas não é bem assim. É necessário atualizá-lo regularmente, do contrário, o antivírus não saberá da existência de vírus novos. Praticamente todos os antivírus disponíveis permitem configurar atualizações automáticas. Verifique nos arquivos de ajuda do software ou no site do desenvolvedor como realizar as atualizações.

 

Crie senhas difíceis de serem descobertas
Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc.. Dê preferência a sequências que misturam letras, números e até mesmo símbolos especiais. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que 6 caracteres. O mais importante: não guarde suas senhas em arquivos do Word ou de qualquer outro programa. Se necessitar guardar uma senha em papel (em casos extremos), destrua-o assim que decorar a sequência. Além disso, evite usar a mesma senha para vários serviços.

 

Colaboradores falsos
Se você for abordado por uma pessoa que se identificar como colaborador, antes de qualquer confirmação de identidade ou outra informação, peça a apresentação do crachá com o logo da empresa.

 

Alerta sobre e-mails falsos
A Caruana Financeira não utiliza o e-mail do usuário para qualquer outra finalidade que não seja o envio de informativos ou conteúdo publicitário aos que optaram por recebê-los previamente. Mesmo após essa opção, cada e-mail conterá link para cancelamento do seu envio.

 

Nunca faça depósito inicial para obter empréstimo
O Banco Central alerta sobre tentativa de golpe em que pessoas ou falsas instituições financeiras, utilizando o nome de instituições autorizadas pelo Banco Central ou de representantes delas, ou citando nomes de servidores e normativos desta autarquia, exigem a realização de pagamentos prévios (depósitos, boletos, etc), como condição para a liberação de empréstimos.

Trata-se de tentativa de fraude, pois as instituições financeiras autorizadas a funcionar não exigem pagamentos prévios, especialmente em favor de terceiros, para a concessão de empréstimos.

 

Preventivamente, o Banco Central recomenda à população que:

  • nunca faça nenhum depósito inicial para obter empréstimos, principalmente, em contas de pessoas físicas;
  • evite fazer empréstimos com empresas desconhecidas que veiculam anúncios em jornais, internet ou outros meios de comunicação e que não possuam sede;
  • desconfie de ofertas de créditos muito vantajosas ou facilitadas que dispensem avalista ou que não façam consultas a cadastros restritivos (SPC e Serasa, por exemplo);
  • procure sempre uma instituição financeira ou administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central e certifique-se de estar tratando, de fato, com a instituição em questão.

 

A Caruana está devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil. Clique aqui para conferir.

 

Política Corporativa de Segurança Cibernética e da Informação